O Sicoob Engecred integra pela segunda vez o ranking do Great Place To Work (GPTW) que destaca as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil. O prêmio foi anunciado nessa segunda-feira (16), em São Paulo (SP), durante cerimônia promovida pela consultoria global em parceria com as revistas Época Negócios e Valor Econômico. A cooperativa financeira conquistou a 29ª posição entre as empresas que têm de 100 a 999 funcionários. 

De acordo com o GPTW, o ranking nacional é estruturado com métricas e critérios rigorosos, baseados em duas etapas. A primeira é quantitativa, por meio de um questionário respondido de maneira sigilosa pelos colaboradores. Nesta etapa é necessário que a instituição atinja a amostra mínima de funcionários e que obtenha uma nota igual ou superior a 70%. Uma vez atingindo os termos, a empresa passa para a segunda fase, que é de avaliação das práticas. 

Com mais esse reconhecimento, a cooperativa soma à sua trajetória 15 premiações, contando também os rankings Centro-Oeste, Minas Gerais e Instituições Financeiras. “Acreditamos genuinamente nas pessoas, baseando nossas ações em uma filosofia de gestão que tem como pilares ‘acreditar, praticar, melhorar e compartilhar’, e vemos que as boas práticas são recebidas com satisfação por toda a equipe”, afirma o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar. 

Terceiro prêmio do ano 

A conquista no ranking Brasil 2023 é a terceira do ano comemorada pelo Sicoob Engecred. Em setembro, a cooperativa foi premiada em 4º lugar na categoria ‘Médias Empresas – Cooperativa de Crédito’, no ranking Instituições Financeiras. Em maio, foi considerada, pela oitava vez consecutiva, uma das Melhores Empresas para Trabalhar no ranking Centro-Oeste. 

“Ficamos felizes com todos os prêmios que recebemos em 2023 e mais ainda por figurarmos novamente neste ranking que reúne as 150 melhores empresas do Brasil, pela representatividade que ele traz sobre o nosso local de trabalho, reforçando que as nossas ações para uma gestão mais participativa impactam nos resultados da instituição, melhorando não só a qualidade dos serviços, mas a vida dos nossos colaboradores”, enfatiza a gerente de Gestão de Pessoas, Denise Rodrigues de Souza, que participou da cerimônia de premiação. 

Um exemplo é o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) desenvolvido pela cooperativa, que tem o objetivo de aprimorar o potencial máximo de cada um, onde todos os colaboradores e gestores participam e estabelecem metas, que possuem acompanhamento e feedbacks. O PGD está ligado diretamente ao plano de carreiras, que apresenta os requisitos para cargos e respectivas movimentações e promoções no Sicoob Engecred. 

Há 12 anos na instituição, a colaboradora Claudia Garcês conta que iniciou sua trajetória como analista e atualmente é especialista de crédito. Ela avalia com satisfação sua relação com a cooperativa. “É muito bom saber que eu faço parte do crescimento do Sicoob Engecred. Aqui, nós não somos apenas um número, se você fala com seus superiores sobre seus problemas, você é ouvido, e isso é um grande diferencial. Além de fazer parte de uma instituição que vive os princípios do cooperativismo, que é apaixonante e justo”, define. 

Sobre o Sicoob Engecred 

O Sicoob Engecred foi fundado em abril de 2000 e figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Classificada como A+(bra) pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela Ernst & Young. Atualmente, possui agências físicas em Goiás e Minas Gerais, e mais de 20 mil cooperados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal por meio da associação digital. 

Fonte: Assessoria de imprensa do Sicoob Engecred