
A ação Saúde na Comunidade, idealizada pela Unimed Cerrado e realizada em parceria com suas singulares em Uruaçu, Ceres, Goianésia e Porangatu, já realizou 553 atendimentos gratuitos apenas nos primeiros meses deste ano.
Com o apoio dos médicos cooperados, a população das cidades de Uruaçu e Ceres, por onde o projeto já passou até aqui, teve acesso ao atendimento em diversas especialidades como cardiologia, dermatologia, doenças do aparelho digestivo, ginecologia, mastologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, proctologia e urologia.
Comunidade
Segundo dados do Ministério da Saúde, a espera por atendimentos especializados na rede pública em 2024 foi de quase 60 dias, tempo valioso no tratamento de qualquer doença. A cooperativa de saúde valoriza o envolvimento voluntário dos médicos cooperados da Unimed Cerrado no projeto, garantindo o atendimento gratuito de especialistas. A diversidade é uma oportunidade para que a população dê início à investigação de qualquer sintoma suspeito, alcançando agilidade de diagnóstico fundamental no tratamento de possíveis doenças.
A proposta do Saúde na Comunidade é unir assistência imediata com educação em saúde, reforçando práticas preventivas fundamentais para a qualidade de vida. Além das consultas médicas, o evento também inclui em sua programação pelas cidades por onde passa a realização de exames preventivos, vacinas e testes rápidos, atendimento psicológico, cuidados de odontologia e higiene bucal em geral, e atividades recreativas para crianças.
Transformação

Em 2024, o Saúde na Comunidade realizou mais de 800 atendimentos gratuitos nas cidades do Norte goiano por onde passou no primeiro ano de realização. Já em 2025, a expectativa é superar essa marca e alcançar uma parcela cada vez maior de habitantes de cidades distantes da Capital. Nos próximos meses, o projeto ainda vai passar por Goianésia e Porangatu.
Para a médica ginecologista e obstetra Shirley Gonçalves de Pádua Miguel, presidente-diretora da Unimed Cerrado, a iniciativa reforça o compromisso da cooperativa de cuidar da saúde das pessoas e o senso cooperativista de envolvimento com a comunidade.
“Queremos acolher a população para reforçar nosso propósito e incentivar o autocuidado contínuo. Com isso, conseguimos ajudar no diagnóstico de doenças, reduzir internações evitáveis, garantir melhor qualidade de vida e ampliar a longevidade da população, permitindo que nossos beneficiários e quem faz parte da nossa área de cobertura desfrutem dos melhores momentos da vida sem preocupação e com muito bem-estar”, completa.
Fonte: Assessoria Plena