A 28ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 28) será realizada entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O governo do país médio-oriental espera a participação de 80 mil delegados e 140 chefes de Estado nos debates sobre mudanças climáticas deste ano. A conferência reunirá, assim como nos anos anteriores, além de agentes governamentais, representantes de organizações da sociedade civil de todo o planeta.
Neste cenário, o Sistema OCB entende a importância da inclusão do cooperativismo na pauta do debate sobre sustentabilidade e tem trabalhado em uma agenda propositiva com o governo federal. Desde fevereiro deste ano, a entidade nacional tem participado das diversas reuniões de preparação da participação brasileira na COP 28.
Complementando os esforços para incluir o cooperativismo na pauta da COP 28, o Sistema OCB promove, entre os dias 15 e 20 de outubro, uma imersão prévia à COP com os agentes do governo federal que tratam da participação brasileira na conferência. O objetivo é apresentar aos parceiros governamentais e atores do encontro o potencial do cooperativismo brasileiro para o desenvolvimento sustentável.
“Nossa proposta é uma missão de estudos que contempla visitas a cooperativas nos Estados do Paraná e Pará. Serão visitadas cooperativas referência em nosso País no fomento ao crescimento econômico inclusivo e desenvolvimento social. Os convidados para participar dessa imersão são representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Sustentável, de Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil, e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)”, explica Marcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
A primeira etapa imersiva do Pré-Cop 28 acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, na região Oeste do Paraná, com visitas às cooperativas Sicredi Nossa Terra, Copacol, Frimesa e Lar. A segunda etapa ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, no Pará, com visitas às cooperativa Coafra e Camta. Todas elas possuem êxito no desenvolvimento de práticas sustentáveis, além de incentivo à pequenos produtores e cooperados.
Para o presidente Marcio, o Sistema OCB está empenhado em mostrar para o mundo que o modelo de negócio cooperativista brasileiro trabalha com ações de desenvolvimento social e sustentável. “Queremos apresentar o desenvolvimento econômico local, o crescimento inclusivo e a prosperidade coletiva, especialmente em comunidades vulneráveis”, disse. Ele destaca a importância de divulgar as iniciativas do cooperativismo brasileiro no COP 28, como o acesso à assistência técnica, insumos, capacitação e tecnologia para agricultores de pequeno porte. “Oferecemos uma base muito importante para que pequenos produtores desenvolvam seus negócios e possam atuar com competitividade na circulação da economia”, completou.
Confira mais detalhes da programação no guia da Imersão em Cooperativismo Pré-Cop 28
Fonte: Sistema OCB