A 5ª edição da Virada Ambiental será lançada na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, às 9h30, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O objetivo neste ano é plantar mil mudas de espécies nativas do Cerrado em cada um dos municípios goianos. O Sistema OCB/GO participa do lançamento com uma exposição fotográfica intitulada “Cooperar é da nossa natureza”. A mostra reúne 20 imagens de ações ambientais desenvolvidas pelo cooperativismo goiano, como a Expedição pelo Rio Meia Ponte e a revitalização do Jardim Botânico. A cooperativa Bordana também estará presente com uma exposição de sua coleção de peças que exaltam a flora e a fauna do Cerrado.
O evento de lançamento da Virada Ambiental é organizado pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, presidida pela deputada estadual Rosângela Rezende. A Virada Ambiental é um programa de sensibilização de toda a sociedade goiana para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG), dentro do Programa UFG Sustentável, e conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.
Programação
Na programação do evento, está previsto o lançamento do edital de inscrições do 4º Concurso Fotográfico Yocihar Maeda, cujo tema é “Cerrado – O berço das águas”. A Associação Caminho de Cora Coralina (ACCC), sediada em São Francisco de Goiás, que faz a manutenção de uma trilha ecológica de 300 km de extensão, vai exibir um documentário autoral sobre o projeto.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) apresentará no evento o aplicativo PlanteGO. Um canal que pretende ser fácil e rápido para o registro do plantio de mudas em ambiente urbano e rural em Goiás. O usuário poderá também compartilhar cada plantio com sua rede de amigos e ajudar na divulgação da ação ambiental, incentivando outras pessoas a contribuírem com o reflorestamento do Cerrado.