A pós-graduação em Direito Cooperativo oferecida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) está cada vez mais próxima de se tornar realidade. O assunto foi tratado nesta quinta-feira (1/06), na sede da OCB/GO, em reunião que envolveu o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira; o pró-reitor de Pós-graduação da UFG, Felipe Terra e o diretor da Faculdade de Direito da UFG, José Querino, que salientou a relevância de ter o cooperativismo como um tema tratado na esfera acadêmica. “Queremos muito fazer esse convênio. O cooperativismo é uma área realmente muito motivadora”.

Por parte da UFG, ainda estiveram presentes a diretora geral de Pós-Graduação Lato-Sensu, Larissa Macedo; o coordenador de extensão, Heberson Alcântara e o coordenador de especialização, Eduardo Gonçalves, ambos da Faculdade de Direito da UFG. Participaram também do encontro o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes; a gerente de cooperativismo do SESCOOP/GO, Gislaine Lelis e o coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Diogo Oliveira. 

Os próximos passos para a implantação do curso serão definir pontos como o número de vagas que serão oferecidas, a duração do curso e a abrangência curricular da especialização. “Quando surgiu o convite ficamos muito felizes. O sistema cooperativo é uma potência em Goiás e a Faculdade de Direito tem tudo para contribuir”, afirmou Eduardo Gonçalves.

José Querino, Jubrair Gomes, Heberson Alcântara e Luís Alberto Pereira (da esquerda para direita)

Atualmente, o SESCOOP/GO promove uma Especialização em Direito Cooperativo voltada para os representantes da área jurídica das cooperativas goianas, em parceria com a Associação Paranaense de Cultura (APC-PUCPR). No entanto, a pós-graduação em Direito Cooperativo na UFG tem sido articulada pelo Sistema OCB/GO para expandir essa formação ainda mais, alcançando o público em geral. Recentemente, o presidente da entidade, Luís Alberto Pereira, tratou do assunto durante visita, à sede da OCB/GO, do ex-reitor da UFG e atual assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira e também com a atual reitora, Angelita Pereira de Lima, durante a Agro Centro-Oeste Familiar. 

“O cooperativismo é um mercado em expansão e há uma demanda grande por especialização nesta área do Direito”, comenta, Luís Alberto.

O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Caiado também destacou a pertinência da criação da especialização. “O Direito Cooperativo é um assunto muito especializado, temos leis específicas para o setor. É fundamental capacitar os advogados neste sentido, ainda mais porque esse é um mercado em expansão”, afirmou.

Heberson Alcântara, coordenador de extensão da Faculdade de Direito, acredita que o cooperativismo é um tema que merece também ser tratado além da pós-graduação. “Podemos criar módulos de extensão, cursos de capacitação. A disciplina cooperativista é uma demanda que está aí apresentada, a sociedade está pedindo”, argumenta.